Doenças RespiratóriasAs doenças respiratórias são as enfermidades que atacam o sistema respiratório. Ele é o responsável pelas trocas de gases com o ar, assegurando a concentração suficiente de oxigênio no sangue, necessário para realizar todas as reações químicas do organismo. O sistema respiratório é composto por vários órgãos: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

São vários os fatores causadores dessas doenças:

  • Infecções virais: muitas infecções atacam alguns órgãos desse sistema, é o caso da gripe, nas pneumonias, sinusites, rinites.
  • Alérgenos: são os causadores as alergias, tal como a poeira, pêlos de animais, ácaros, pólen, mofo.
  • Medicamentos: alguns efeitos colaterais, acabam desencadeando reações alérgicas.
  • Cigarro ou produtos que possuem o cheiro muito forte.
  • Fatores genéticos: bastante comuns, algumas doenças são herdadas.
  • Poluição do ar: a frequente má qualidade do ar tem muita influência no índice das doenças respiratórias. O dióxido e o monóxido de carbono, um elemento químico, são gases poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis e a inalação destes é extremamente prejudicial ao aparelho respiratório.

OtorrinolaringologistaNo Consultório Médico

Para descobrir se uma pessoa está ou não com algum tipo de doença respiratória, são necessários exames. Podem ser feitos pela observação clínica, na qual o médico analisa os sintomas descritos pelo paciente, ou exames mais complexos, como radiografias (raio-x), broncografia, laringoscopia, broncoscopia, rinomanometria, teste dos sons e da função respiratória.

Cada doença possui um conjunto de sintomas e cabe ao médico descobrir de qual doença se trata. Porém por ser um mesmo sistema, ela costumam ter alguns sintomas comuns entre si.

Exemplo: tosse, nariz entupido, dores de garganta, dificuldade em respirar, dores no peito, febre e entre outros. Médico otorrinolaringologista.

O médico que atua nessa área é o otorrinolaringologista. Ele é responsável por cuidar destas três áreas do corpo humano.

  1. Oto = ouvido
  2. Rino = nariz
  3. Laringo = laringe